É muito legal criar seu próprio jogo, modelar cada parte e deixar do seu jeito é incrível. Mas há uma coisa que é necessária para que seu jogo possa ter interações com o jogador: As lógicas. Neste artigo veremos uma introdução sobre elas.
As lógicas servem para adicionar interatividade ao seu jogo, como por exemplo, abrir uma porta, acender uma luz, exibir um texto explicativo, colocar sons e até mesmo configurar o ambiente.
Não vamos dar a "receita de bolo" para fazer sistemas específicos logo de cara. Você irá aprender o funcionamento básico para que você saiba manipular qualquer outra lógica.
As lógicas servem para adicionar interatividade ao seu jogo, como por exemplo, abrir uma porta, acender uma luz, exibir um texto explicativo, colocar sons e até mesmo configurar o ambiente.
Não vamos dar a "receita de bolo" para fazer sistemas específicos logo de cara. Você irá aprender o funcionamento básico para que você saiba manipular qualquer outra lógica.
Onde posso acessar isso?
Você pode acessar abrindo o Inventário, no canto direito da tela, no ícone de uma caixa aberta. Ou se preferir, pode apertar apenas a tecla "i" de "Inventário" para abrir isso. Depois disso, clique em "logic" (Lógica) ou em "Advanvanced Logic" (Lógica avançada).
Note que há um "i" em cada item, ao apertar nele, é exibido uma descrição de o que ele faz. Para colocar ele no projeto, apenas clique nele e selecione onde quer que ele fique no mapa.
Conectando
As lógicas recebem ou mandam sinal para outras lógicas ou modelos.
O Azul, envia sinal.
O Laranja, recebe o sinal do azul.
E por fim, o Amarelo, que envia a ação para um modelo.
Veja um exemplo:
Nesta lógica há um elemento que ativa os outros, a "Placa de Pressão". Note que ela tem um "palito" azul que está conectando em dois cubos com "palitos" laranja. Isso significa que ele está enviando o sinal para esses dois. Ou seja, quando o jogador ficar encima da placa de pressão, o Fogo e o Modelo irá aparecer.
Fazendo o contrário
Tudo bem, mas se eu quiser que em vez de ele aparecer, ele desaparecer quando eu apertar?
Simples, meu caro construtor, use o "Cubo Negar".
Ele fica localizado nas "lógicas avançadas"mas não se preocupe, seu funcionamento é bem simples.
Basicamente a "lógica" é o seguinte: Ao apertar a placa de pressão, ele NÃO vai ativar os que estão conectados. Isso é o que o cubo "negar" faz, simples.
E como que eu faço aquela lógica incrível que eu vi?
Tudo depende de você agora. A lógica é você quem cria.
Você poder ir conectando e testando as funcionalidades de cada uma e consequentemente tendo ideias e criando de acordo com a sua necessidade.
Teremos tutoriais de lógica para dar inspirações para você futuramente, então, até mais!
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