Quando precisamos transmitir ideias e dicas para o jogador mas não queremos apenas jogar aquele texto pronto para ele, uma solução é utilizar "balões de falas" em personagens. Com isso não apenas seu jogo fica legal, mas também cria mais interesse no jogador.
Você precisará de:
Primeiramente colocaremos a placa de pressão, que ficará na frente do nosso personagem. Logo depois, precisamos conectar ele em um cubo "E" (um cubo que só envia sinal caso todos os itens conectados a ele estejam enviando sinal) e também em um Cubo de Atraso (este cubo de atraso evitará que o jogador aperte várias vezes e descontrole os textos) e este cubo de atraso também estará enviando sinal para ele.
Temos uma animação com duas falas, logo precisaremos fazer a mesma coisa para a outra fala, colocar um Cubo "E" e outro de atraso e conectar igual o passo anterior, mas neste passo, conectaremos também no Cubo "E" o cubo de atraso anterior.
Conectaremos por fim os textos em sequência e o Cubo de Atraso do começo no Cubo Ativador, que por sua vez ativará o modelo de balão.
Atraso: 0
Duração: 3
Agora no segundo, precisamos colocar o total de atraso e duração do cubo anterior. Ou seja 0 + 3 = 3. Colocaremos:
Atraso: 3
Duração: 3
Por fim configuraremos o Cubo de Atraso do começo. Este Cubo de Atraso serve para que o jogador não aperte várias vezes na Placa de Pressão e ative a lógica. Para isso, colocaremos um atraso zero e uma duração máxima do sistema + 2.
Ou seja, 3 + 3 = 6 + 2 = 8.
<size="25">Seu Texto Aqui</size>
Naquele espaço do meio, digite seu texto. A tag "<size="25"></size>" é para indicar qual irá ser o tamanho das letras. É recomendado que use um tamanho igual ou maior que 25 para que não haja problemas para o jogador ver. Um texto muito pequeno, criará um desinteresse no jogador, pois ele terá que se esforçar para enxergar.
Planejando os personagens
De acordo com a história ou o que você quer transmitir com o mapa, é necessário modelar ou comprar um modelo de algum personagem na loja - pode ser até um Block Boy. É possível também criar animações nele quando ele estiver falando, utilizando de um loop simples com lógicas - mas isso fica para outro artigo.Modelando os balões de fala
Os balões de fala não podem ser muito grandes e nem muito pequenos. Suas dimensões devem ser feitas para que o texto caiba e seja bem visível ao jogador. Veja um exemplo abaixo (foi utilizado um modelo com blocos pequenos).Adicionando as lógicas
Esse sistema é um pouquinho mais complexo. Ele irá ter uma animação com duas ou até mais falas que você preferir. Cada fala terá um tempo.Você precisará de:
- Placa de pressão (1);
- Cubo de Atraso (3);
- Cubo "E" (2);
- Cubo Ativador (1);
- Caixa de Texto (1).
Primeiramente colocaremos a placa de pressão, que ficará na frente do nosso personagem. Logo depois, precisamos conectar ele em um cubo "E" (um cubo que só envia sinal caso todos os itens conectados a ele estejam enviando sinal) e também em um Cubo de Atraso (este cubo de atraso evitará que o jogador aperte várias vezes e descontrole os textos) e este cubo de atraso também estará enviando sinal para ele.
Temos uma animação com duas falas, logo precisaremos fazer a mesma coisa para a outra fala, colocar um Cubo "E" e outro de atraso e conectar igual o passo anterior, mas neste passo, conectaremos também no Cubo "E" o cubo de atraso anterior.
Conectaremos por fim os textos em sequência e o Cubo de Atraso do começo no Cubo Ativador, que por sua vez ativará o modelo de balão.
Configurando as lógicas
Os Cubos de Atraso dos textos precisam ser configurados para que o segundo apareça depois do primeiro e assim sucessivamente. Faremos assim no primeiro cubo:Atraso: 0
Duração: 3
Agora no segundo, precisamos colocar o total de atraso e duração do cubo anterior. Ou seja 0 + 3 = 3. Colocaremos:
Atraso: 3
Duração: 3
Por fim configuraremos o Cubo de Atraso do começo. Este Cubo de Atraso serve para que o jogador não aperte várias vezes na Placa de Pressão e ative a lógica. Para isso, colocaremos um atraso zero e uma duração máxima do sistema + 2.
Ou seja, 3 + 3 = 6 + 2 = 8.
Otimizando o texto
Para que o texto não fique "embaçado" e esteja de um tamanho bom para o jogador, arraste o botão de tamanho para a esquerda até o fim. Logo após, ao escrever um texto na caixa, apague e digite isso:<size="25">Seu Texto Aqui</size>
Naquele espaço do meio, digite seu texto. A tag "<size="25"></size>" é para indicar qual irá ser o tamanho das letras. É recomendado que use um tamanho igual ou maior que 25 para que não haja problemas para o jogador ver. Um texto muito pequeno, criará um desinteresse no jogador, pois ele terá que se esforçar para enxergar.
Genial a ideia do site! Porém eu tenho uma sugestão bem bacana: Criar uma secção apenas para noticias de clans e etc, isso ajudaria os clans do Kogama BR a crescerem!
ResponderExcluirObrigado! E agradecemos a sugestão. Iremos analisar a possibilidade de divulgação de "clans" no blog.
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