Como fazer uma caixa que abre e fecha

Utilizando o mesmo conceito da lógica de abrir e fechar uma porta, é possível fazer com que uma caixa seja aberta ao se aproximar.

Materiais necessários

Você precisará de:


  • Modelo de caixa (1);
  • Modelo de caixa aberta (1);
  • Trigger Cube (1);
  • Cubo ativador de objetos (2);
  • Cubo negar (1).

Como montar

Lembra da lógica de abrir e fechar uma porta? O conceito é o mesmo. Quando o jogador estiver na área do trigger cube, ele estará enviando um sinal para que uma caixa apareça e a outra desapareça. 

Vamos montar o sistema. Para ficar mais fácil a explicação, iremos separar um lado para desaparecer a caixa e outro lado para mostrar a caixa.

Para fazer a caixa desaparecer quando o jogador ativar, você terá que conectar um cubo negar no cubo ativador de objetos e conectar o cubo ativador de objetos no modelo da caixa fechada.

Para fazer a caixa aberta aparecer quando o jogador ativar, você terá que conectar um cubo ativador de objetos no modelo de caixa aberta.


Agora faremos a área que o jogador irá ativar a lógica. Para isso, pegue um trigger cube e posicione no centro da caixa aberta. Precisamos configurar de uma forma que o jogador fique seguro e não feche acidentalmente - assim ele será esmagado, não queremos turistas esmagados.

Configuraremos assim: x (Largura) = 3.5; y (Altura) = 5; z (largura) = 3.5


Agora finalmente conectaremos o trigger cube no cubo e no cubo ativador de objetos, dessa forma:


É só posicionar a caixa fechada no centro da caixa aberta e está pronto!

Dica

Para que o personagem não morra de maneira alguma na diferença entre o modelo e o chão, você pode posicionar o modelo de caixa aberta mais para baixo, evitando a colisão.


Resultado final


Gostou? Tem uma sugestão? Mande seu feedback nos comentários da matéria! 😊
Até a próxima!

Comentários